FÓRUM INTERNACIONAL BRASIL / QUÊNIA 4.0 - 2024
FÓRUM INTERNACIONAL BRASIL / QUÊNIA 4.0 - 2024
As possibilidades de negócios e parcerias empresariais com empreendedores brasileiros são infinitas em diferentes setores da economia em 2024, são oportunidades para conexões duradouras, uma vez que o Quênia é dono da economia mais robusta da África Oriental, com o país se esforçando para melhorar em vários setores. O ano de 2023 foi importante, porque marcou os 60 anos de sua independência do Reino Unido como estado, uma condição de submissão iniciada lá nos anos 1880 (em 1963, o país se tornou membro da Commonwealth, organização intergovernamental composta por 56 países).
A criação de oportunidades de investimento tem sido foco de lideranças de vários setores. No campo, é a produção com tecnologia que pode alavancar a economia do país.
O Quênia é uma das economias de crescimento mais rápido da África, com uma taxa média anual de 4,8% entre 2015 e 2019 e um crescimento esperado de 5% em 2023. O país reduziu a pobreza de 36,5% em 2005 para 27,2% em 2019 e melhorou a sua classificação global no índice de facilidade de fazer negócios do Banco Mundial, de 136º em 2015 para 56º em 2020. O agro representa 30% do PIB do país, que tem uma economia da ordem de US$ 110 bilhões
Enquanto líder em inovação e tecnologia no continente, com um forte ecossistema de startups e infraestrutura digital, o Quênia é o lar de algumas das empresas tecnológicas africanas mais bem-sucedidas, como os serviços de telecomunicações Safaricom e BRCK; o M-PESA, serviço de transferência de valores lançado no Quênia em 2007 e hoje presente na Europa e Ásia. No agro, o grupo se destaca com nomes como Mhogo Foods, Cersum Agro Processors, Selina Wamucii Kenya Limited, Sorghum Pioneer Agencies, entre outras.
Desafios
No entanto, existem desafios. Os elevados custos de energia não têm sido bons para a economia. No final de 2023, várias empresas deixaram o país por causa das elevadas despesas operacionais. Apesar dos ambiciosos planos do país para aumentar a contribuição do setor para o PIB, é necessário algum trabalho pesado para fazer face aos elevados custos de energia.
Próximos 10 anos de parceria entre Brasil e Quênia
Indo para os próximos 10 anos de crescimento, empresários dizem que o crescimento econômico acelerado será impulsionado pelo aumento do investimento no comércio, transportes, comunicação e inovação.
“O país tem uma rede de infraestruturas bem desenvolvida, uma mão-de-obra qualificada e um quadro regulamentar propício à realização de negócios. O Quênia está bem posicionado para arrancar na próxima década, pois tem muitos pontos fortes e oportunidades para aproveitar”, afirma a CEO da Kepsa, Carole Kariuke.
Faixa etária e juventude no Quênia
Com uma idade média de quase 20 anos e uma taxa de alfabetização de 81,5%, conforme reportado em 2018, o país, afirma a executiva, está apto a um futuro novo e próspero. O país tem 53 milhões de pessoas, dos quais cerca de 75% estão na zona rural (para comparação, o Estado de São Paulo tem 44 milhões de habitantes).
Relações comerciais com o Quênia
Em relação ao Brasil, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o país tem cooperado com o Quênia em diversos setores. “Atualmente, estão em execução programa trilateral na área de alimentação escolar, bem como iniciativas bilaterais em agricultura (mandioca e setor algodoeiro); educação superior; formação de diplomatas; e capacitação de militares”, afirma o ministério.
FEIRA DE NEGÓCIOS INTERNACIONAL
QUEM SOMOS
Somos um corpo técnico, político e intelectual que atua como impulsionadores do desenvolvimento do Brasil, América do Sul e da humanidade.
Aglutinamos valiosos parceiros na produção do conhecimento, promovendo o desenvolvimento e inovação tecnológica para a construção de um mundo próspero que possa erradicar a pobreza, construir economias fortes, Estados com eficiência institucional e governança democrática.
INSTITUCIONAL
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
Contamos com uma equipe multidisciplinar especializada, capaz de realizar um sólido matchmaking, transformando idéias em grandes soluções.
CREDIBILIDADE
PRINCÍPIOS ÉTICOS
O IDBRAS defende a vida, a família, a liberdade, o acesso ao conhecimento, a preservação do meio ambiente para as atuais e futuras gerações, a livre iniciativa, a experiência empreendedora e os recursos necessários para uma vida digna. Mantemos um compromisso firme com a ética e as leis em todas as nossas esferas de influência. Esperamos ser referência como impulsionadores das pautas e projetos que levarão o Brasil e parceiros a uma prosperidade límpida e bem-sucedida. Com Gratidão - IDBRAS.